O profissional de Serviço Social por possuir
preparação técnica-metodológica diante das situações da questão social, reforça
a importância deste serviço dentro das escolas atuando em uma equipe
interdisciplinar, trabalhará não somente com base na política educacional do
binômio educando e família. Como também no ramo dos direitos sociais,
construção de um projeto político-pedagógico voltado para a ampliação e
garantia de direitos. Além de ser um elo na mediação entre os programas de
transferência de renda e complementares.
Dentro desta realidade a necessidade de implementar
o Serviço Social dentro das instituições de ensino público é tida como uma
resposta para minimizar as tensões sociais, como uma importante intervenção
junto aos alunos com ações sócio-educativas, palestras quanto aos seus direitos
sociais, alternativas de êxito frente aos programas e projetos sociais
oferecidos a crianças e adolescentes com perfil para tal. Além da decodificação
e encaminhamentos a rede social das diversas demandas sociais, que atualmente é
desconhecida da equipe escolar.
A escola hoje, principalmente as públicas, contam
com um público fragilizado, vivendo em péssimas condições de vida, sendo fruto
da estrutura social vigente, dentro de um mundo globalizado e desigual
refletido nas escolas públicas. Diante disso, é preciso estruturar a política
educacional de forma ampla e holística frente às transformações sociais
desafiadoras. Dentre essas necessidades de trabalho profissional, encontra-se a
luta pela inserção do assistente social na esfera educacional de acordo com os
Projetos de Lei (PL) nº 3.688 e nº 837 de 05 de julho de 2005.
A presença dos assistentes sociais nas escolas
expressa uma tendência de compreensão da própria educação em uma dimensão mais
integral, envolvendo ” os processos sócio-institucionais e as relações sociais,
familiares e comunitárias que fundam uma educação cidadã, articuladora de
diferentes dimensões da vida social como constitutivas de novas formas de
sociabilidade humana, nas quais o acesso aos direitos sociais é crucial”.(ALMEIDA,
Ney Luiz Teixeira:2000)
Os problemas sociais não podem ser enfrentados como
situações autônomas, sem relação com as causas estruturais que os produzem.
Assegurar o direito à educação significa garantir o acesso e a permanência das
crianças e adolescentes na escola, discussão que obrigatoriamente, atravessa
temas da realidade social, política, econômica e cultural brasileira. É dentro
dessa complexidade que devemos buscar cada vez mais a integração das políticas
setoriais, o entrelaçamento de respostas ainda hoje muito segmentadas às
necessidades sociais, para potencializar os resultados. (QUINTÃO, André)
Conforme afirma Eleni de Melo Silva Lopes (2006)
“Cabe salientar que a inserção do Serviço Social na educação contribuirá na
garantia da democratização, do acesso do cidadão à educação, na qualidade do
ensino e no desenvolvimento cultural do indivíduo. Instalando na escola sua
função social na proteção de direitos a crianças e adolescentes conforme
preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e trabalhando com as facetas
da questão social dentro das escolas públicas”.
A práxis profissional do Assistente Social
não se limita a necessidade focal, mas na dimensão holística desta
necessidade. No caso da política de educação sua atuação dependerá da
intersetorialidade das outras políticas de forma a garantir a participação
cidadã em todos os processos ao acesso destes aos seus direitos sociais.
A ação interdisciplinar requer construir uma
prática que possa dialogar em todas as dimensões sociais, preparada no
fortalecimento das redes de sociabilidade e de acesso aos serviços sociais e
dos processos sócio-institucionais. E com a presença do assistente social nesta
equipe, tem como proposta, a fundação de uma educação cidadã articulada às
relações da vida social favorecendo a efetivação de uma política de educação
digna, justa, acolhedora e acessível na defesa dos direitos sociais e humanos.
ALMEIDA,
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L. C.C. et al. Serviço Social na educação: uma inserção possível e
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